Vaca Preta Rosalía 

Isso é da minha época!

Vaca Preta

A Vaca preta é uma bebida gelada, líquida e de coloração marrom, que é preparada à base de sorvete e refrigerante. Geralmente, o sorvete utilizado na preparação da Vaca Preta é ou o de creme ou o de baunilha, mas também é bastante comum o uso de sorvete de outros sabores. O refrigerante normalmente utilizado na preparação da Vaca Preta é a Coca-Cola. 

Como surgiu?

Conta a história, que ela teve sua origem na Filadélfia no ano de 1984, pelas mãos de Robert McCay Green. Ele acabou ficando sem gelo para colocar nas bebidas aromatizadas que vendia e acabou utilizando sorvete como substituto.  Depois disso, a bebida virou febre, principalmente entre os adolescentes americanos.

Origem do nome

O nome “Vaca Preta” foi dado de acordo com os ingredientes utilizados. “Vaca” é uma referência ao leite utilizado no sorvete, e “Preta” é a coloração de um refrigerante de cola, usado em seu preparo.

A combinação do sorvete com o refrigerante foi tão aceita que acabou originando diversas derivações. A VACA AMARELA, que traz o sorvete acompanhado pelo refrigerante sabor laranja, a VACA BRANCA que utiliza o refrigerante sabor limão, entre outros.

A Bebida no Brasil

Aqui no Brasil, a combinação está presente desde a década de 60 e ficou conhecida através das histórias da “Turma do Bolinha”, justamente por ser a bebida predileta da personagem “Luluzinha”. Rapidamente a bebida caiu no paladar dos brasileiros e ficou tão conhecida quanto a personagem.

Porém, ao longo das décadas de 80 e 90, os quadrinhos foram perdendo popularidade e caindo no esquecimento, sendo desconhecidos pelas gerações mais recentes. Por conta disto, hoje em dia não é raro encontrar pessoas que desconhecem a Vaca Preta – até porque também já não é mais comum encontrar a bebida no cardápio das lanchonetes e sorveterias (como costumava acontecer no Brasil das décadas de 60 e 70).Nos Estados Unidos, a Vaca Preta é conhecida como Cola Shake, o sorvete utilizado é quase sempre o de baunilha, e a receita normalmente também leva leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *